rss

Professoras:
• Flávia E. Dozzi Tezza • Silvana de F. Cancian Roversi • Silvia M. Silva Alonso • Luciene Bergamin de Oliveira
Nível: Infantil 2
Nome da atividade:Atividades de Imitação
Justificativa
A imitação é uma das manifestações da função semiótica, por isso é preciso criar na escola situações favoráveis para que o aluno faça imitações aumentando consequentemente, sua capacidade de representação.

A imitação é um comportamento infantil natural que precisa ser estimulado através de atividades lúdicas. Então cabe ao professor planejar atividades que favoreçam a imitação e a cooperação entre as crianças para que elas possam confrontar o seu ponto de vista com o de seus colegas e desta forma, as atividades cooperativas favorecem a passagem do pensamento egocêntrico para o pensamento operatório.
Objetivos
o Propiciar flexibilidade e equilíbrio
o Desenvolver a percepção visual.
o Ampliar a coordenação motora (lateralidade).
o Identificar e nomear as diferentes maneiras e posições propostas.
Materiais
o Dado
o Cartões com imagens de figuras que simulem movimentos e posições
o Histórias com imitações
Descrição das Atividades
 Dado das expressões e ações:
- Posicionar os alunos em pé, formando um círculo.
- Sortear um aluno para iniciar o jogo.
- Joga-se o dado, identifique a figura voltada para cima, e peça para que o aluno imite.
- O aluno que iniciou o jogo sugere o próximo a jogar o dado.
 Cartões com ações e posições:
- Posicionar os alunos em pé, formando um círculo.
- Sortear um aluno para iniciar o jogo.
- Pedir para que o aluno escolha um cartão e imite a ação ou posição descrita.
 Ginásticas historiadas
A professora realiza a leitura da história e os alunos realizam as imitações:
- O gatinho Pipo
- O leão e o rato
- Explorando a terra
- A fuga do palhaço
- Chapeuzinho vermelho









0 comentários:

Postar um comentário