I. Identificação
Unidade escolar: EMEI Profª Maria Leme de Queiroz
Nome do projeto: Desenvolvendo a moralidade com histórias em quadrinhos - HQ
Publico alvo: Alunos do Infantil 3 (5 a 6 anos)
Duração: Setembro e Outubro/2011
Professoras Responsáveis: Ana Cristina Adriano Ferris, Helaine Iracélis Passarine, Márcia Caetano Bardi, Miriam Idiana Rossi Verona, Silvia Baldin.
II. Justificativa
Baseando-se nas considerações da Professora Mestra Áurea Maria de Oliveira, através do curso ministrado “Desenvolvimento Moral e Afetivo da Criança” – obediência, disciplina e autonomia – concluiu-se que a intervenção do professor é fundamental para o desenvolvimento e formação da moralidade e afetividade infantil. Sabemos que a criança amplia seu vinculo afetivo na escola, cabendo, dessa forma ao professor ser o mediador, utilizando-se da “educação elucidativa”, ou seja, aquela onde os alunos “legitimem intimamente valores e regras morais e tenham autonomia em relação a eles” (ibid., pág 96). Essa educação compreende que o erro faz parte do processo e reconhece neste, a oportunidade de ajudar o individuo a observar as consequências dos atos ou escolhas, e orientar seu pensamento para um modo construtivo de reparo e prevenir quanto aos possíveis resultados de suas opções... (Piacezzi, 1999). A fim de contribuir para tal formação, surgem, através deste projeto, propostas para um trabalho lúdico e significativo para a criança, tendo como ponto culminante que as apresentações das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica sejam feitas com a utilização de um recurso atraente (data show), onde os alunos poderão expor suas idéias e pontos de vistas, através dos questionamentos e conversas propostas.
III. Objetivo Geral
Contribuir para a formação do cidadão responsável, através da valorização da cooperação, da noção de justiça, do respeito, da igualdade, enfim, dos “Valores Universais”.
IV. Objetivos Específicos
ü Sentir-se aceita e compreendida;
ü Desenvolver a autoestima positiva;
ü Expressar sentimentos, emoções e opiniões;
ü Melhorar o relacionamento em grupo;
ü Interagir com pares de forma prazerosa;
ü Promover encontros e troca de idéias;
ü Aprender normas de conduta que regem a interação social;
ü Conquistar a autonomia moral;
ü Resgatar valores significativos para a vida familiar e escolar;
ü Construir normas e valores essenciais para a boa convivência;
ü Desenvolver a linguagem oral, de escrita e de leitura.
O projeto será desenvolvido por meio das atividades e estratégias abaixo:
o Campo semântico das palavras respeito, amizade...
o Confecção de cartaz de atitudes positivas no relacionamento com os outros (com desenhos, recortes, palavras, frases).
o Músicas e dinâmicas que promovam a interação e reflexão (Sugestões na apostila “Criando laços de amizade”).
o Jogos de regras.
o Leitura de livros, fábulas, dilemas.
o Histórias com fantoches.
o Frases para completar (na chamada, avaliação, roda...)
· Para ser amigo devo...
· Fico feliz quando...
· Fico triste quando...
· Não gosto quando alguém...
· Quando fico chateado com alguém...
· Quando vejo alguém triste...
· Quando alguém grita comigo, fico...
· Que pena que hoje não consegui...
· Que bom que hoje...
· Quando estou sozinho, fico...
· Quando meus amigos ficam comigo, eu...
o Perguntas para responder (chamada, roda...)
O que você faria se:
· Um aluno amigo perdesse algo?
· Se você trouxesse um brinquedo e uma criança quisesse brincar com ele?
· Se alguma criança lhe empurrasse?
o Dramatizações.
o Histórias em quadrinhos apresentadas no data show com questionamentos.
o Conhecimento social dos equipamentos eletrônicos
· A professora deverá apresentar os equipamentos eletrônicos (data show, notebook e telão; Nomeando-os e demonstrando suas utilidades).
Leitura dos quadrinhos com questionamentos conduzidos pela professora, ressaltando as atitudes dos personagens:
- Todo mundo tem árvore das amizades, como anda a sua? Vazia ou cheia?
- Como era a árvore das amizades da Mônica no começo da história? E depois, como foi ficando?
- A Mônica derrubava as “frutas” (amigos) da sua árvore toda vez que não faziam seus gostos, suas vontades. - - - Você também os derruba?
- E depois, você os coloca na árvore novamente ou não?
- O que podemos fazer para que nossa “árvore” esteja cheinha de frutas (amigos)?
- Quais atitudes faziam com que os amigos da Mônica se afastassem dela?
- Quais atitudes faziam com que os amigos da Mônica se aproximassem dela?
- A Mônica queria que todos fossem amigos só dela. O que você acha sobre isso?
Questionar as atitudes da Mônica e dos amigos:
- O que a Mônica (ou amigo) poderia ter feito ao invés de ...
- Você acha que a Mônica (ou amigo) gostou de ser tratado dessa maneira? O que você acha que ela (ou amigo) sentiu?
- O que você faria no lugar dela(e)?
Completar as frases:
- Sou respeitado quando... - Não sou respeitado quando... - Respeito meu amigo quando... - Não respeito meu amigo quando... - Para que a escola fique melhor é preciso..
Atividades Coletivas:
o Confecção de painel da árvore da amizade com os alunos.
o Chamada (colocar o nome dos alunos na árvore das amizades)
o Questionamentos da árvore da amizade durante a chamada e avaliação
2. Mônica em: O pomar das amizades
Leitura dos quadrinhos com questionamentos conduzidos pela professora, ressaltando as atitudes dos personagens.
Ex.: O cebolinha furou a bexiga por querer?
Bater, gritar, xingar resolve?
E falar para a professora?
O que fazer?
Porque a Mônica ficou sozinha?
3. Mônica em: Baixinha, Gorducha e Dentuça por telefone.
Questionamentos para serem feitos durante e após ouvirem histórias em quadrinhos...
o Você acha que o personagem agiu corretamente?
o O que o personagem poderia ter feito para resolver o problema? (sem xingar ou bater)
o O que você faria no lugar do personagem?
o Você acha certo xingar as pessoas?
o Você acha certo bater nas pessoas?
o Como você acha que o personagem se sentiu ao ser xingado (ou ao ter apanhado) ?
o O que você faz quando alguém te xingar ou bate?
o Como você se sente quando não querem brincar com você?
o O que você faz quando está com muita raiva de alguém?
Avaliações do dia: Questionar sobre as atitudes, comportamentos, reações de cada criança durante e depois (término) da aula, relacionando com os personagens da história.
o Escrita dos nomes dos personagens dos quadrinhos
o Jogar jogo da velha
o Caça nomes
o Cruza nomes dos amigos Ex.:
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > M | <><> > I | <><> > R | <><> > I | <><> > A | <><> > M | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
| <><> > S | <><> > I | <><> > L | <><> > V | <><> > I | <><> > A | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > A | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > N | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > R | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > A | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > C | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > H | <><> > E | <><> > L | <><> > A | <><> > I | <><> > N | <><> > E | <><> > | <><> >
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > A | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
| <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> > | <><> >
o Desenhar os personagens.
o Desenhar os amigos da classe.
o Fazer amigo secreto e presentear com um desenho.
A avaliação do projeto será feita ao longo do trabalho onde o professor observará as mudanças de atitudes em relação aos pares no meio social em que vive, através das atividades propostas.
VII. Registro Fotográfico